Lançamento da série “Quebrada”, de João Pinheiro! – Texto: Escritor Sacolinha

Por: Sacolinha O que é a pobreza na periferia, afinal? Ela está ligada ao financeiro, ao moral, ao ético ou ao espiritual? Que tipo de miséria se refere a mídia quando fala da periferia? Se pobreza e miséria estiverem ligadas ao financeiro, aí a periferia só é pobre porque gasta o seu tempo produzindo riqueza aos…

É preciso ler Frantz Fanon: Filosofia, Psicanálise e Teoria Social – Ronaldo Tadeu de Souza

É preciso ler Frantz Fanon: Filosofia, Psicanálise e Teoria Social Frantz Fanon: um revolucionário, particularmente negro. Deivison Mendes Faustino. Ciclo Contínuo Editorial, 2018. Publicado em Cadernos Cemarx, Campinas, SP, nº 13, 01-08, e020009, 2020 Ronaldo Tadeu de Souza* Resumo: A resenha procura apresentar ao leitor o livro de Deivison Mendes Faustino sobre o psicanalista, sociólogo e filósofo…

Pipoca: um conto de carnaval – Fábio Mandingo

Pipoca* Barulho ensurdecedor ferindo os ouvidos. Tensão. A multidão em polvorosa nas ruas noturnas. Helicópteros. Medo. Tropas de choque. Um homem negro caído imóvel no chão desagua um rio de sangue: é carnaval em Salvador! Minha missão é atravessar meu corpo negro em segurança até o Garcia, passando por toda a Avenida Sete, onde a…

Mudaria o Natal ou mudei eu? Crônica de Oswaldo de Camargo sobre infância de Machado de Assis

Mudaria o Natal ou mudei eu? À memória de Maria Leopoldina Machado, mãe de Machado de Assis Menino pobre do Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, mestiço de negro com mulher branca, como tantos outros de seu século, que é o XIX, entre as muitas perguntas possíveis sobre a vida de Machado de Assis,…

COCA-COLA, BACH E A VIDA – UMA CRÔNICA DE OSWALDO DE CAMARGO

Caríssimos, caríssimas: Enquanto espero sua benevolência dirigida ao interesse, compra e, naturalmente, à leitura atenta de minha novela Negro Disfarce, da Ciclo Contínuo Editorial, que tem lançamento em Brasília dia 17 próximo, em live, peço sua permissão para lembrar nesta crônica como conheci a primeira compradora deste livro, quando ela ia nos seus 14,15 anos.…