Concurso Nacional de Contos Ciclo Contínuo

 

I – APRESENTAÇÃO

O 1º CONCURSO NACIONAL DE CONTOS CICLO CONTÍNUO é promovido pela Ciclo Contínuo Editorial, com o apoio do Programa VAI/SCM-SP, e objetiva premiar textos inéditos na categoria CONTO, destinados ao público adulto, escritos em língua portuguesa, por autoras/es NEGRA/OS brasileiras/os ou estrangeiras/os, residentes no Brasil.

Dentro dessa proposta, o concurso surge com o objetivo de estimular a produção literária negra, e, ao mesmo tempo, homenagear o Editor e intelectual negro Francisco de Paula Brito.

Francisco de Paula Brito foi o primeiro editor brasileiro e primeiro empresário negro de que temos notícia. Publicou pela primeira vez o escritor Machado de Assis, Teixeira e Souza entre outros. Fundou, em 1833, o jornal O Homem de Cor, alterado posteriormente para O Mulato ou O Homem de Cor (na Tipografia Fluminense de Brito & Cia, periódico que alcançou 80 números em 3 anos, com a temática negra e abolicionista em foco. Na literatura, Paula Brito se destacou como poeta, tradutor e contista.

II – INSCRIÇÃO

As inscrições para o 1º CONCURSO NACIONAL DE CONTOS CICLO CONTÍNUO são gratuitas.

O concurso aceitará a inscrição de autoras/es com idade a partir de 18 anos. Podem concorrer escritoras/es que nunca publicaram em livros, assim como escritoras/es com até 2 livros publicados. Cada candidata/o poderá participar com 1 conto inédito (o texto não pode ter sido publicado em versão impressa ou virtual).

As inscrições deverão ser feitas a partir do dia 04 de setembro até o dia 04 de novembro de 2017. Não serão consideradas inscrições fora desse período. Após a realização da inscrição, não será permitida nenhuma alteração no texto.

A confirmação das inscrições será notificada através de contato via email, a partir do dia 06 de novembro de 2017. No caso de invalidação da inscrição por divergência com as regras do concurso, a/o concorrente será notificada/o do motivo.

III – FORMATAÇÃO

O texto deverá seguir o seguinte formato: fonte Times New Roman tamanho 12, espaço entre linhas 1,5, na cor preta e ter, no máximo, 10 mil caracteres com espaços, sem ilustrações ou quaisquer imagens. O arquivo deverá estar no formato PDF.

Na primeira página do arquivo deverá constar o título e um pseudônimo. Em nenhum local do arquivo poderá constar o nome verdadeiro da/o autora/r inscrita/o, caso isso aconteça a inscrição será invalidada.

IV – JULGAMENTO

Os contos inscritos serão analisados por subcomissões julgadoras compostas por escritoras/es, especialistas em literatura e jornalistas. Os 10 textos selecionados serão divulgados com o resultado final.

A comissão julgadora concederá o Prêmio ao texto-autora/r com melhor colocação entre os 10 selecionados.

O critério para análise e seleção das obras inscritas é a qualidade técnica e literária, cabendo ao júri a decisão, que será soberana.

V – RESULTADO E DIVULGAÇÃO

O resultado do 1º CONCURSO NACIONAL DE CONTOS CICLO CONTÍNUO será divulgado em 31 DE DEZEMBRO de 2017.

Os 10 textos com melhor pontuação serão publicados em livro e distribuídos entre as/os autoras/es e acervos públicos do município de São Paulo (Bibliotecas e Pontos de Leitura) pela Ciclo Contínuo Editorial.

Cada autora/r assinará contrato de publicação, conforme os acordos estabelecidos pelas regras do concurso.

VI – PREMIAÇÃO

A/O primeira/o colocada/o receberá um notebook como prêmio pela melhor colocação e terá o seu texto em destaque no livro que será publicado como resultado do concurso. As/Os nove autoras/es finalistas integrarão o livro, com direito a 10 exemplares de cortesia, os quais poderão ser comercializados por elas/es.

A cerimônia de premiação tem data prevista para março de 2018.

As/Os autoras/es selecionadas/os para a publicação poderão participar do lançamento da obra no evento previsto para março de 2018, porém, a Ciclo Contínuo Editorial não assumirá os custos de locomoção, alimentação e estadia da/o escritora/r. No caso da impossibilidade de participação, os prêmios serão enviados via correio.

VII – DISPOSIÇÕES GERAIS

Será de responsabilidade da pessoa inscrita o compromisso de que o texto seja inédito. Caso já tenha sido publicada por algum meio (impresso/digital), a inscrição será inabilitada.

O ato da inscrição e envio do texto caracteriza aceite dos regulamentos, indicando que concorda com os termos do concurso.

Link do formulário de inscrição: goo.gl/JBks49

Após enviar o formulário, o texto deverá ser encaminhado por e-mail: concursodecontosciclocontinuo@gmail.com 

Informações adicionais e dúvidas sobre o 1º CONCURSO NACIONAL DE CONTOS CICLO CONTÍNUO podem ser obtidas pelo e-mail: concursodecontosciclocontinuo@gmail.com 

São Paulo, 04 de setembro de 2017.

Ciclo Contínuo Editorial