Professor lança livro sobre o pensador revolucionário Frantz Fanon no Núcleo de Consciência Negra/USP

O professor Deivison Mendes Faustino lança o livro Frantz Fanon – um revolucionário, particularmente negro em evento promovido pelo Núcleo de Consciência Negra e Ciclo Contínuo Editorial, no dia 21 de agosto (terça-feira), às 19 horas, na sede da instituição, localizada na Av. Professor Mello Moraes, Travessa 8, 140 – Cidade Universitária, São Paulo.

 O livro foi lançado em várias cidades como São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Salvador (BA), Cachoeira (BA), e já vendeu quase 1000 exemplares em três meses. Segundo o editor, Marciano Ventura, “o livro Frantz Fanon – um revolucionário, particularmente negro cumpre a importante função de desvelar aspectos importantes da trajetória e ideias de um dos mais importantes pensadores da atualidade, um livro para iniciantes e iniciados na leitura de Frantz Fanon. ” 

Para Deivison Mendes Faustino, a boa recepção do livro “se deve, em primeiro lugar a uma busca crescente pela produção de intelectuais negras/os. Esse interesse, penso eu,  é potencializado pela recente ampliação da presença negra nas universidades brasileiras e pela necessidade, daí decorrente, de problematizar o racismo e as suas influências na produção de conhecimento. Alem desse público, é notável também o interesse de intelectuais não acadêmicos ou interessados em geral. Neste primeiro momento, além das universidades, lançamos o livro em um terreiro de candomblé, em uma roda de samba  e em coletivos negros e artísticos. Para um pesquisador oriundo do movimento hip hop, como eu, não há melhor retorno que este.”

No evento a roda de conversa sobre o livro será conduzida pelo autor e contará com presença de Regina Lúcia Santos, educadora e militante do Movimento Negro Unificado, como debatedora. Em seguida haverá sessão de autógrafos. 

 SOBRE O AUTOR | Deivison Mendes Faustino, também  conhecido como Deivison Nkosi, possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos.É Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista, onde também atua como pesquisador do Núcleo Reflexos de Palmares e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB da UNIFESP e integrante do instituto Amma Psique e Negritude e do Grupo Kilombagem. Recebeu, em 2015, a Menção Honrosa do Prêmio CAPES pela tese intitulada Por que Fanon, por que agora? Franz Fanon e os fanonismos no Brasil.

Título | Frantz Fanon – Um revolucionário, particularmente negro.
Autor | Deivison Mendes Faustino
Editora | Ciclo Contínuo Editorial
Páginas | 144
Ano | 2018
$43,00
ISBN | 978-85-68660-35-5

Link para compra: goo.gl/vE75Bb

Posted in Bibliodiversidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *