O Instituto de Estudos Avançados/USP recebe a Jornada Luiz Gama & Machado de Assis | 21 de junho (quarta-feira)

No dia 21 de junho participe da Jornada Luiz Gama & Machado de Assis, que marca a data de aniversário de nascimento de duas figuras decisivas na história da cultura brasileira do século XIX. A jornada tem como objetivo conhecer e compreender divergências e convergências na atuação desses dois homens de letras no seu tempo, bem como os modos como foram lidos e ressignificados na posteridade.

 A partir do exame de textos de Luiz Gama e Machado de Assis, e também de escritos sobre eles, a proposta do evento é comparar suas trajetórias, que se desenvolveram em paralelo (até onde se sabe, os dois não tiveram contato direto, pessoal ou por meio de correspondência pública ou privada), apesar das muitas amizades e atividades comuns. 

 Também serão focalizadas na jornada as estratégias de cada um para se inserir no ambiente letrado e se firmar como intelectual e escritor, bem como suas atuações na imprensa, como autores de crônicas, textos de intervenção e poemas satíricos.

 A Jornada Luiz Gama & Machado de Assis será realizada no dia 21 de junho, das 9h às 17h, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). 

O evento é gratuito e possui vagas limitadas. A participação é condicionada à realização de inscrição prévia pelo e-mail jornadagamamachado@gmail.com. As vagas são limitadas. Serão emitidos certificados de participação de ouvinte. A jornada é organizada pelos professores Hélio de Seixas Guimarães (USP) e Ligia Fonseca Ferreira (Unifesp).

  

QUA | 21.06.2017 | das 9h às 17h00

Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Rua da Praça do Relógio, nº 109, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

 Confira a programação completa do evento:

 9h – Abertura da Jornada com saudação de Alfredo Bosi

 9h30 – 12h – MESA 1

 Escravos letrados, senhores ‘embatucados’: a escrita educada de Luiz Gama e do Clube Literário de Bragança” – Maria Helena P. T. Machado (USP)

 Luiz Gama, a vida como prova inconcussa da história” – Diego Molina (USP)

 As leis e as letras: as trajetórias de Luiz Gama e Machado de Assis” – Angela Alonso (USP)

  

14h às 16h – MESA 2

 O caramujo e o carcará: vozes negras na luta antiescravista” – Eduardo de Assis Duarte (UFMG)

 Do ouvir e ler poemas: Luiz Gama e Machado de Assis” – Pedro Marques (Unifesp)

 “‘A melindrosa presunção das cores humanas’: notas sobre a recepção de Machado de Assis” – Hélio de Seixas Guimarães (USP)

 Luiz Gama ‘autor’, Luiz Gama ‘editor’: o que dizem as primeiras edições de Primeiras Trovas Burlescas” – Ligia Fonseca Ferreira (Unifesp)

  

16h30 – DEPOIMENTOS

 

A palavra de Luiz Gama no processo de criação de Um defeito de cor” – Ana Maria Gonçalves

  

17h – 17h30 – ENCERRAMENTO

Fonte | Comunicação Social FFLCH/USP

Posted in Bibliodiversidade, Literatura, Literatura Negra and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *