Oswaldo de Camargo

oswaldo

Oswaldo de Camargo (Bragança Paulista, 1936) é jornalista, com carreira de revisor no jornal O Estado de S. Paulo, redator e resenhista literário no Jornal da Tarde, da mesma empresa. Foi, por sete anos, assistente da presidência na Imprensa Oficial do Estado. Ex-seminarista, cursou Humanidades (Latim, Português, Francês e Grego) no Seminário Menor Nossa Senhora da Paz, em São José do Rio Preto, SP. Lá estudou também teoria musical e órgão e, já em São Paulo, por sete anos, piano no Conservatório Santa Cecília, em Vila Pompeia, Capital.

Palestrante, tem dado cursos de Literatura em várias escolas e universidades do País, com destaque para o de atualização para professores, ministrado em anos consecutivos na Universidade de São Paulo.

Sua participação na antologia Swarze Poesie– Poesia Negra rendeu-lhe, em 1988, viagem, com os autores Cuti (Luiz Silva) e Geni Guimarães, à Alemanha e à Suíça, para declamação e comentários sobre Literatura escrita por negros no Brasil.

Ativista da cultura afro-brasileira, foi um dos fundadores do Grupo Quilombhoje, coletivo de autores voltados para publicação, discussão e divulgação da Literatura negra em nosso país.

Como escritor, contam-se entre alguns de seus livros O Negro Escrito– Apontamentos sobre a Presença do Negro na Literatura Brasileira (estudos literários); O Carro do Êxito (contos); O Estranho (poemas) A Descoberta do Frio (novela); Oboé (novela).

Por seus estudos sobre o poeta negro simbolista Cruz e Sousa, recebeu, em 1998, da Secretaria de Cultura de Santa Catarina a Medalha de Mérito Cruz e Sousa e, pela presença e atuação na Literatura Negra no Brasil, a Medalha Zumbi dos Palmares, outorgada, em 2013, pela Câmara Municipal de Salvador (BA). Em outubro de 2015, foi outorgado o Título de Cidadão Paulistano a Oswaldo de Camargo, em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo.

É conselheiro do Museu Afro Brasil, em São Paulo

Publicou Raiz de um Negro Brasileiro – Esboço Autobiográfico (memórias), 2015 e Lino Guedes: Seu Tempo e seu Perfil (2016), ambos pela Ciclo Contínuo Editorial.

Contato | oswaldodecamargo@bol.com.br

Página do autor